segunda-feira, 18 de novembro de 2019

COMIDA OXÓSSI / CABOCLO

COMIDA OXÓSSI / CABOCLO

FRUTAS PARA OXOSSI

Em um alguidar ou cesta coloque 7 tipos de frutas bem bonitas (exceto abacaxi, mimosa, limão), enfeite com folhas de goiaba e coco cortado em tirinhas.

 



AXOXÔ

Milho Vermelho (galinha), Coco, 1 alguidar É a comida mais comum de Oxossi - cozinha-se o milho vermelho somente em água, depois deixa-se esfriar, coloca-se num oberó e enfeita-se por cima com fatias de coco com casca.

AGRADOS PARA CABOCLO

1- Abóbora moranga, assada na brasa, com mel de abelha.

2- Aipim ou mandioca, assado na brasa, com mel de abelha.

3- Ebô (canjica) com fumo de rolo desfiado e coco.

4- Mingau de milho vermelho com coco.

5- Milho vermelho com coco e fumo de rolo desfiado.

6- Amendoim cozido em água, com mel de abelhas.

7- Vinho branco, tinto, moscatel ou água.

 

ALUÁ DE OXÓSSI

1 garrafa de vinho tinto doce + 1 colher de sopa de gengibre ralado + açúcar. Misture o vinho com o gengibre e adoce a gosto. Deixe guardado por 24h antes de usar.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

CABOCLOS DESENVOLVEDORES?!?

CABOCLOS DESENVOLVEDORES?!?


Os caboclos desenvolvedores são entidades que não incorporam. Atuam na contraparte astral do terreiro e são especialistas em formar os espíritos que também estão em aprendizado e não sabem “incorporar” nos médiuns e, futuramente, terão direito a trabalharem em algum terreiro de Umbanda. Existe um treinamento recíproco em ambos os lados da vida. Os abnegados Guias não nasceram sabendo como entrar em transe com os médiuns e hoje aguardam pacientemente até que seus médiuns estejam prontos para recepciona-los em suas casas mentais. Enquanto isto, os mesmos “sofrerão” o impacto intenso das entidades que também estão aprendendo com eles, um ajustamento psíquico recíproco.
Chegará o dia, que os caboclos desenvolvedores, quais disciplinados sargentos, liberam os recrutas para o batalhão da caridade. Momento de intensa emoção, o “Pai de Cabeça” se apresenta e incorpora em seu médium, num transe lúcido perfeito, diz-lhe o nome que retumba dentro da cabeça do filho. Infelizmente, até este abençoado dia chegar, muitos já terão desistido.
- do livro O TRANSE RITUAL NA UMBANDA
Norberto Peixoto